segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Filminho de segunda: Zuzu Angel



 Muitos adolescentes acham um tédio filmes que retratam temas ''políticos'', e milhares de pessoas em todo o mundo consideram a moda irrelevante e assuntos relacionados a ela fúteis. O filme Zuzu Angel elimina tais pensamentos ignorantes e mostra a importância da moda como forma de expressar seus sentimentos e visões do mundo, inclusive opiniões políticas.
Fico indignada ao ver pessoas desistirem do seu poder de voto, poder de mudança. Generalizam a corrupção entre os políticos e não fazem nada para valorizar a luta de tantos que deram seus corpos e suas almas á procura de liberdade, justiça e democracia.
Fico indignada em saber que muitas mães morrem e morreram, assim como Zuzu Angel, sem ver os corpos de seus filhos, sem conseguir justiça.
O filme, baseado na luta da estilista Zuzu Angel, mostra o poder que se tem e a função da moda em mostrar a sua visão de mundo, a sua ideologia, o seu luto sobre o que quer que seja.






Em uma época em que no Brasil tudo era censurado, uma ditadura não só política, mas intelectual, a estilista mostrou para todo o planeta sua indignação por meio de suas criações; chamando atenção não só de pessoas influentes no seu meio, mas também chefes políticos internacionais.


Com sua relativa notoriedade internacional, ela envolveu celebridades de Hollywood que eram suas clientes, como Joan Crawford, Liza Minelli e Kim Novak, em sua causa, e durante a visita de Henry Kissinger, então secretário de estado norte-americano, ao Brasil, chegou a furar a segurança para entregar-lhe um dossiê com os fatos sobre a morte do filho, Stuart Jones, então estudante de economia, que passou a integrar as organizações que combatiam a ditadura militar. Preso em 14 de abril de 1971, Stuart foi torturado, morto e dado como desaparecido pelas autoridades.
Super recomendo não só como forma de estímulo a consciência política e a análise da história política no país, mas também como constatação de que a moda em sim tem um poder de transformação e influência, não sendo apenas uma máquina do capitalismo; como muitos pensam.
Lançado em 2006 e dirigido por Sérgio Rezende.


PS: O figurino do filme é muito, muito lindo! Vale super a pena .

PS.2: Filminho de quinta é uma nova tag em que comentaremos nossas impressões sobre diversos filmes, de diversos gêneros. Curtem né ? hehe







0 comentários: