Muitos adolescentes acham um tédio filmes que retratam temas ''políticos'', e milhares de pessoas em todo o mundo consideram a moda irrelevante e assuntos relacionados a ela fúteis. O filme Zuzu Angel elimina tais pensamentos ignorantes e mostra a importância da moda como forma de expressar seus sentimentos e visões do mundo, inclusive opiniões políticas.
Fico indignada ao ver pessoas desistirem do seu poder de voto, poder de mudança. Generalizam a corrupção entre os políticos e não fazem nada para valorizar a luta de tantos que deram seus corpos e suas almas á procura de liberdade, justiça e democracia.
Fico indignada em saber que muitas mães morrem e morreram, assim como Zuzu Angel, sem ver os corpos de seus filhos, sem conseguir justiça.
O filme, baseado na luta da estilista Zuzu Angel, mostra o poder que se tem e a função da moda em mostrar a sua visão de mundo, a sua ideologia, o seu luto sobre o que quer que seja.
Com sua relativa notoriedade internacional, ela envolveu celebridades de Hollywood que eram suas clientes, como Joan Crawford, Liza Minelli e Kim Novak, em sua causa, e durante a visita de Henry Kissinger, então secretário de estado norte-americano, ao Brasil, chegou a furar a segurança para entregar-lhe um dossiê com os fatos sobre a morte do filho, Stuart Jones, então estudante de economia, que passou a integrar as organizações que combatiam a ditadura militar. Preso em 14 de abril de 1971, Stuart foi torturado, morto e dado como desaparecido pelas autoridades.
Super recomendo não só como forma de estímulo a consciência política e a análise da história política no país, mas também como constatação de que a moda em sim tem um poder de transformação e influência, não sendo apenas uma máquina do capitalismo; como muitos pensam.
Lançado em 2006 e dirigido por Sérgio Rezende.
PS.2: Filminho de quinta é uma nova tag em que comentaremos nossas impressões sobre diversos filmes, de diversos gêneros. Curtem né ? hehe
0 comentários:
Postar um comentário